Blog

Carreto Frete 0 9

Qual a diferença entre frete e carreto?

Qual a diferença entre frete e carreto?

No mercado, existem mais de um tipo de serviço de entregas, e normalmente as pessoas não conhecem cada um deles. Na hora de transportar objetos, você poderá contratar uma empresa de mudanças, um serviço de frete ou carreto. A escolha vai depender do volume e quantidade de itens que serão transportados e das suas necessidades.

Você sabe quais são as diferenças entre esses serviços? Fique ligado, pois separamos as principais características de cada um. Acompanhe e tire suas dúvidas antes de contratar um profissional para fazer sua entrega.

Carreto

O carreto é uma opção mais barata para mudanças ou pequenos transportes, mas também é o mais trabalhoso. Quando você faz o orçamento de um carreto, está incluso somente o transporte dos produtos, ou seja, somente o veículo e o motorista.

O serviço prestado não conta com ajudantes e você será o responsável pelo restante, como carregar o caminhão, carro ou caminhonete e descarregar no destino final.

Frete

O frete, quando surgiu, se referia ao aluguel de uma embarcação ou outro meio de transporte para realizar o translado de itens. No entanto, no setor de mudanças, ele sofreu uma atualização e assumiu uma característica de “mini mudança”.

Desta forma, a empresa disponibiliza para o cliente o veículo e a quantidade de ajudantes necessários para realizar o trabalho. Fica de responsabilidade de o contratante desmontar os móveis e embalar seus pertences e a empresa contratada irá carregá-los e descarregá-los.

Atenção!

Antes de qualquer coisa, você precisa se certificar da distância que esses serviços percorrem. Na maioria dos casos, tanto o frete quanto o carreto, costumam transportar somente dentro da mesma cidade ou municípios vizinhos. Caso precise de um serviço que atenda outros estados, opte por contratar as empresas de mudanças convencionais.

E se eu quiser contratar uma empresa de mudança?

Não tem problemas, mas tenha em mente que o investimento pode ser muito maior. Então, se planeje e tente optar por um transporte com aproveitamento de carga. A tendência de mudanças compartilhadas vai te ajudar a economizar de 20 a 40% em relação a transportes exclusivos.

No entanto, a desvantagem dessa mudança compartilhada é a demora, porque você precisará esperar uma rota semelhante à sua, podendo levar de 10 a 40 dias para realizar o serviço.

Regularização

É importante saber que existe uma agência nacional que regulariza o trabalho de transportes, fretes e carretos.

Para saber se a empresa que você vai contratar está com a documentação em ordem, consulte o transportador pelo CPF ou pelo RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga). Entre no site de consulta pública dos transportadores e verifique a situação do transportador e se a validade da sua documentação está em dia.

Dicas de como contratar uma empresa de fretes, carretos e empresas de mudanças

Para não ter erro e estar 100% seguro, é importante que você conheça a reputação da empresa contratada. Procure referências junto aos órgãos de defesa do consumidor e na internet. Verifique as reclamações online e se elas tiveram solução.

Outro ponto importante é verificar quais os materiais utilizados para embalar o transporte, assim, você saberá se os seus itens estarão protegidos.

Para a sua segurança e dos seus pertences, solicite uma lista com tudo o que será transportado e peça que a empresa assine, como um termo de compromisso para garantir que nada vai se perder no caminho.

Por garantia, negocie com o prestador de serviços para realizar uma parte do pagamento adiantado e o restante mediante a finalização do transporte.

Agora que você já sabe quais as diferenças entre frete e carreto, é só escolher o serviço que melhor se encaixa as suas necessidades e contratar uma empresa de confiança para realizar o transporte.

A Freteman é uma empresa de transportes, tanto de pequenos como grandes volumes que trabalha, sempre, com dois colaboradores gentis e ágeis, garantindo que você não se preocupe com nada. Faça um orçamento pelo site e leve essa tranqüilidade para a sua mudança, distribuição de mercadorias, fretes ou carretos.

Comentários

Este artigo não possui comentários